Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Açores com 22 doentes infetados, mais cinco do que na terça-feira - Açores 9 Rádio


No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 07:00

No comando: Programa da Manhã

Das 07:00 às 12:00

Açores com 22 doentes infetados, mais cinco do que na terça-feira

A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje de 17 para 22 o número de doentes infetados pelo novo coronavírus na região, juntando dois novos casos na ilha Terceira, outros dois no Faial e um em São Miguel.

Em comunicado, a autoridade frisa que, dos 22 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, seis são na ilha Terceira, três no Faial, sete em São Jorge, cinco em São Miguel e um no Pico.

Os dois novos casos na Terceira referem-se a duas mulheres, ma de 25 anos e outra de 29 anos.

A primeira, diz a nota enviada à imprensa, “teve contacto com dois casos positivos registados na ilha”, enquanto a segunda fez “o mesmo voo do grupo de participantes” de um cruzeiro ao Dubai, no começo de março, de onde resultaram nove casos de covid-19 nos Açores.

Os novos casos confirmados no Faial correspondem a uma mulher, de 67 anos, e a um homem, de 38, ambos com passagem recente pela cidade do Porto.

Já o novo caso confirmado em São Miguel é de uma mulher, de 30 anos, que participou também no cruzeiro ao Dubai.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Informação detalhada

  • Na Terceira, trata-se de dois indivíduos do sexo masculino, de 25 anos e 29 anos. O primeiro teve contacto com dois casos positivos registados na ilha, enquanto o segundo fez o mesmo voo do grupo de participantes no cruzeiro ao Dubai, realizado entre 7 e 14 de março, no navio MSC Belissima.
  • Os casos confirmados no Faial correspondem a um indivíduo do sexo feminino, de 67 anos, e a um indivíduo do sexo masculino, de 38 anos, ambos com passagem recente pela cidade do Porto.
  • O caso confirmado em São Miguel é um indivíduo do sexo feminino, de 30 anos, que participou no referido cruzeiro ao Dubai.

Até à data, foram detetados na Região 22 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo:

  • seis na ilha Terceira
  • três no Faial
  • sete em São Jorge
  • cinco em São Miguel
  • um no Pico.

NOTA IMPORTANTE

A informação sobre a pandemia de COVID-19 será atualizada esta tarde, às 16h00, através de conferência de imprensa, a partir da Secretaria Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível, também, o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

Deixe seu comentário: