Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Segundo caso positivo confirmado nos Açores, aguardando confirmação pelo Instituto Ricardo Jorge - Açores 9 Rádio


No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 07:00

No comando: Programa da Manhã

Das 07:00 às 12:00

Segundo caso positivo confirmado nos Açores, aguardando confirmação pelo Instituto Ricardo Jorge

Os Açores têm um segundo caso confirmado de Covid-19, uma mulher de 49 anos, residente na ilha de São Jorge, que está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Os resultados aguardam contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

“A Autoridade de Saúde Regional informa que as análises realizadas no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, tiveram resultado positivo para Covid-19 relativamente a um caso detetado em São Jorge”, lê-se num comunicado de imprensa, divulgado hoje.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, “os resultados aguardam contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge”, exigida nos primeiros cinco casos positivos detetados na região.

O boletim nacional da Direção-Geral da Saúde falava em três casos nos Açores, mas fonte da Autoridade de Saúde Regional, contactada pela Lusa, sublinhou serem dois os casos positivos na região e adiantou estar em contactos para se corrigir a informação avançada pela DGS.

A mulher referente ao segundo caso, de 49 anos, “apresenta situação clínica estável e está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira”.

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, já tinha revelado, na mais recente atualização da evolução da pandemia nos Açores, na terça-feira à tarde, que tinha sido retirada da ilha de São Jorge para o Hospital da Ilha Terceira uma utente por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, acrescentando que as autoridades de saúde da ilha estavam “a proceder ao rastreio de todos os contactos próximos”, para “despistar outros casos suspeitos”.

Sobre este caso, Tiago Lopes disse ainda que lhe foi “determinado um período de quarentena e não o cumpriu”.

“Quando uma pessoa chega ao aeroporto, é vista por um médico, uma delegação de saúde concelhia, uma autoridade de saúde, que lhe determina um período de quarentena e não o cumpre, ao fim ao cabo está no incumprimento claro e indubitável de que não seguiu uma recomendação que poderia atentar contra a sua saúde e contar a saúde da população”, salientou.

Este é o segundo caso positivo de Covid-19 confirmado nos Açores. O primeiro, revelado na madrugada de domingo, foi o de uma mulher de 29 anos, residente na ilha Terceira, que terá estado em Amesterdão, na Holanda, e em Felgueiras, no continente português.

Às 16:00 locais de terça-feira (17:00 em Lisboa), existiam oito casos suspeitos nos Açores a aguardar por resultados, incluindo este que agora foi confirmado como positivo e dois cujos primeiros testes foram inconclusivos.

O número de infetados em Portugal pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deu conta da segunda vítima mortal.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 194 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 150 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, apontando que o seu epicentro moveu-se entretanto da China para a Europa.

NOTA

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, bem como o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

Deixe seu comentário: