Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vasco Cordeiro eleito por aclamação 1.º vice-presidente do Comité das Regiões - Açores 9 Rádio


No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 07:00

No comando: Programa da Manhã

Das 07:00 às 12:00

Vasco Cordeiro eleito por aclamação 1.º vice-presidente do Comité das Regiões

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, foi hoje eleito por aclamação primeiro vice-presidente do Comité das Regiões, num acordo entre as famílias políticas europeias que o levará a presidir à entidade no futuro.

“Eu venho de uma região com nove ilhas. Com 245 mil habitantes. E é por isso que hoje este voto por aclamação diz muito mais deste comité, e da forma como os membros deste comité encaram uma Europa de todos, do que dos meus méritos e daquilo que aqui trago. Muito obrigado pela vossa confiança”, disse o governante, em Bruxelas, depois da sua eleição.
Na terça-feira, os grupos com assento no Comité das Regiões haviam chegado a acordo para o novo mandato, cabendo os dois anos e meio iniciais de presidência ao grego Apostolos Tzitzikostas (PPE) e a segunda metade a Vasco Cordeiro (PSE), que até lá será o primeiro vice-presidente da entidade.

Hoje, na intervenção em que apresentou a sua candidatura, Vasco Cordeiro sinalizou as “grandes oportunidades” que a União Europeia tem pela frente, acrescentando que, nesse desígnio, “todas as regiões e cidades interessam”.

“Estamos a iniciar um novo mandato. E é por isso que subo a esta tribuna não apenas em nome da minha região, os Açores, mas também em nome do futuro. Subo a esta tribuna em nome da Europa, subo a esta tribuna em nome do futuro da Europa”, disse.

Numa intervenção em que cruzou três línguas – português, inglês e francês -, o governante açoriano prometeu aos presentes que irá ter uma “escuta atenta” e “toda a dedicação” no “trabalhar com todos”, desde logo com o presidente do Comité das Regiões, mas também com os membros de “todas as famílias políticas” representadas.

O comité, criado em 1994 na sequência da assinatura do Tratado de Maastricht, é a assembleia da União Europeia dos representantes regionais e locais dos 27 Estados-membros.

A Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer.

Em causa estão áreas como o emprego, política social, coesão económica, transportes, energia ou mudanças climáticas.

A Comissão Permanente do PS/Açores saúda a Eleição de Vasco Cordeiro no Comité das Regiões prestigia o País

A Comissão Permanente do PS/Açores saúda a eleição do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, como primeiro Vice-presidente do Comité das Regiões que teve lugar esta manhã, em Bruxelas.

É a primeira vez, desde a fundação do Comité das Regiões, que este organismo será presidido por um português, o que irá acontecer quando o Presidente do Governo açoriano assumir a presidência a partir da segunda metade do mandato que agora se inicia, na sequência do acordo alcançado  entre os vários grupos políticos – entre os quais o PSE e o PPE, que determina que a Presidência do Comité das Regiões seja rotativa entre o grego Apostolos Tzitzikostas, que vai assumir este cargo nos primeiros dois anos e meio, e Vasco Cordeiro, que será Presidente na segunda metade do mandato.

O PS/Açores considera que a eleição de Vasco Cordeiro, para além de constituir o reconhecimento das qualidades políticas e pessoais do Presidente do Governo dos Açores, prestigia os Açores e o País.

A eleição de Vasco Cordeiro ocorre num momento crucial, em que a União Europeia enfrenta o desafio do pós-Brexit, e em que está a ser negociado o próximo Quadro Financeiro Plurianual, instrumento absolutamente decisivo para o sucesso da Política de Coesão, da Política Agrícola Comum, entre várias outras, que são fundamentais para as regiões europeias, e, em particular para os Açores.

Recorde-se que Vasco Cordeiro já tinha sido escolhido, em dezembro passado, pelo Partido Socialista Europeu como o candidato dos socialistas europeus à presidência do Comité das Regiões.

O Comité das Regiões Europeu é um órgão da União Europeia composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 Estados-membros e que representa cerca de 350 entidades regionais e locais da União Europeia.

 

 

Deixe seu comentário: