Santa Clara ‘de luxo’ durante 75 minutos garante triunfo frente ao Gil Vicente

Escrito por em 06/05/2023

O Santa Clara venceu hoje o Gil Vicente por 3-2, para a 31.ª jornada da I Liga de futebol, graças a uma exibição de luxo durante 75 minutos, em que esteve a vencer por três golos de diferença.

Os golos dos açorianos foram apontados por Nogueira (23 minutos), Adriano (33) e Babi (51, de grande penalidade), enquanto Fran Navarro (76, também de penálti) e Bilel (80) reduziram para os minhotos.

Os açorianos, últimos classificados, chegam assim aos 19 pontos no campeonato. Não venciam há 17 jornadas, desde 14 de novembro de 2022, na 13.ª jornada (vitória frente ao Estoril Praia por 3-1).

Obrigado a vencer para manter viva a esperança da manutenção na I Liga, o Santa Clara entrou determinado no encontro e logo aos três minutos esteve perto do golo por intermédio de Ricardinho. Valeu ao Gil Vicente a defesa atenta de Andrew.

A formação de Barcelos, mais cautelosa, respondeu três minutos depois, com um remate perigoso de Vítor Carvalho.

Ao longo da primeira parte, contudo, o Santa Clara foi a equipa mais perigosa, mostrando uma personalidade invulgar nos açorianos esta época. A equipa de Accioly soube imprimir intensidade ao jogo e explorou a profundidade para criar perigo, perante um atónito Gil Vicente, incapaz de travar os açorianos.

O primeiro golo da partida aconteceu aos 23 minutos através de um canto batido por Sagna e que encontrou Nogueira livre de marcação para inaugurar o marcador.

 

Após o golo, o Gil Vicente ainda tentou reagir – aos 30 minutos, através de um remate de fora da área, Aburjania obrigou Gabriel a uma defesa segura -, mas não foi capazes de agarrar o domínio do jogo.

O Santa Clara, por seu lado, soube conservar a organização defensiva e manter o jogo longe da sua baliza. Os açorianos foram sempre a equipa mais perigosa.

Aos 33 minutos, num contra-ataque, os insulares chegaram ao segundo golo através de uma grande jogada coletiva. De pé para pé, o esférico chegou a Ricardinho que assistiu Adriano para uma finalização de primeira. Golo com ‘nota artística’.

Até ao intervalo, a equipa de Accioly esteve mais perto do terceiro do que o Gil Vicente do primeiro. Primeiro, aos 42, Andrew negou o golo a Jordão e, já nos descontos da primeira parte, foi Babi quem não acertou com as redes contrárias.

O golo acabaria por chegar no início do segundo tempo: o guardião Andrew atingiu MT e o árbitro assinalou grande penalidade, eficazmente cobrada por Matheus Babi aos 51 minutos.

O Santa Clara, com uma vantagem de três golos, continuou melhor e a partida parecia estar resolvida.

Contudo, contra a corrente, o Gil Vicente voltou ao jogo e obrigou os açorianos a ‘suar’ até ao fim para garantirem o triunfo.

Aos 77 minutos, através de uma grande penalidade, Fran Navarro reduziu a vantagem e, três minutos depois, Bilel, imparável, através de uma grande jogada individual, deixou Gabriel ‘pregado ao chão’ e colocou o Gil Vicente a um golo da igualdade.

Até ao final, num jogo de nervos, as duas equipas dispuseram de oportunidades para ‘faturar’, mas o resultado não iria sofrer mais alterações.


Açores 9 Rádio

Canal 1

Faixa Atual

Título

Artista